domingo, 10 de julho de 2011

Futebol é coisa de menina também!

Durante a infância, enquanto minhas amigas brincavam de "casinha" com suas bonecas Barbie e faziam "comidinhas" com suas "panelinhas" de plástico, eu ia pra rua jogar futebol. Para desespero da minha mãe e estranheza do meu pai, lá estava eu, shorts e tênis surrado, entre os meninos da vizinhança. Era na quadra da escola e no campinho do bairro: minhas pernas cumpridas e canelas magrelas, entre os chutes e dribles, gols, caneladas... Pura alegria de criança, mas quando voltava para casa era sempre o mesmo sermão:

_ MENINA, PARA COM ISSO, FUTEBOL É COISA DE MENINO!

Insisti por muito tempo e até arrisquei na minha possível carreira futebolística... Com o tempo desencanei.

Hoje sou mera expectadora, torcedora convicta de um futebol feminino que está em ascensão. Mas ainda é evidente que as meninas de chuteira estão à anos luz do glamour e importância que o futebol masculino alcançou. A elas falta estrutura, exposição na mídia, apoio, patrocínio, treinamento e salários equivalentes. Igualdade é isso, oferecer as mesmas possibilidades para que elas tenham também as mesmas chances de fazer bonito no futebol.

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino é uma prova disso, mesmo não tendo todo aparato da Seleção masculina, está 3º lugar no ranking da FIFA, lamentavelmente, hoje perderam para as americanas nos pênaltis depois de um jogo intenso, extenso e dramático, mas isso não tira o brilho dessas meninas, que jogaram com raça, garra e amor a camisa, falta sim um pouco preparo e técnica, mas sobra talento e vontade, pois elas não jogam por vaidade ou estrelismos, elas jogam por reconhecimento e igualdade.

Entre “Patos e Gansos”, que Mano ostenta, não preciso falar, pois desaprovo o preciosismo e o egocentrismo de craque, prefiro a simplicidade de quem faz seu trabalho sem ganhar tantos milhões, por isso falo dos nomes que poucos conhecem, mas que também fazem parte da nossa Seleção:  falo de Cristiane, Érika, Fabiana, Formiga, Renata, Aline, Maurine, Ester, Andréia, Fran, talentos quase anônimos com suas chuteiras discretas.

Os torcedores saúdam Neymar, o prodígio, a estrela do momento, mas ele pouco me impressiona... Prefiro Marta – A melhor das melhores, simples, hábil e certeira, ela sabe a responsabilidade que tem, e quanto vale a camisa que veste...

Marta, quando crescer quero ser como você!



Semifinal da Copa do Mundo de Futebol Feminino 
(2007, China)
Brasil 4 x 0 Estados Unidos

Apesar de tudo... Valeu meninas!!!


 Copa do Mundo de Futebol Feminino 
(2011, Alemanha)
Brasil 2 x 2 Estados Unidos
Brasil 3 x 5 Estados Unidos - nos  penaltis

Um comentário:

  1. Jéssica Fabri30 julho, 2011

    Eta joginho tenso hein... culpa da miss Hope Solo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...