quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Quem mexeu no meu lixo?



6:30 da manhã
Sexta-feira
Dia de pôr o lixo na rua...
Me levantei contrariada, peguei as sacolas e abandonei-as na lixeira como sempre, com indiferença.
Foi aí que testemunhei uma das cenas mais marcantes da minha vida e fiquei ultrajada...ofendida!
Duas pessoas avançaram sobre meu lixo e com agilidade nas mãos começaram a garimpar entre os restos...
O que haveria entre as sobras de casa que pudesse despertar tamanho interesse?
Indignada eu vi... E o que para mim eram apenas resíduos, detritos caseiros, para eles eram valiosos tesouros: embalagens, papéis e latinhas... Eles examinavam cada garrafa vazia, como avalistas que analisam o valor de uma jóia. Até a comida que julguei dispensável, foi separada de lado, com cuidado... Foi promovida, não seria perdida em um saco qualquer. 
Aquilo mexeu comigo, tive vontade de gritar para não tocarem no lixo!
Não era apenas piedade ou altruísmo, na verdade quis gritar porque me sentia humilhada.
Se eu joguei, descartei, é porque não me serve, e se não serve para mim, não deve servir a mais ninguém!
Me senti invadida
O lixo é algo delicado, particular, é minha intimidade suja, imunda e vulgar.
Meu lixo fala coisas sobre mim e não quero que descubram que me exponham.
É orgulho, é revolta, é um retrato real de pessoas opostas. Eu na verdade não vejo nada além do que lixo, mas para eles tudo tem um sentido, é o valor sustentável é o sustendo nas sobras...
Engoli o remorso, entrei pela porta.
Parece que agora tudo tem mais valor.



Eles não têm nomes,
São estranhos,
Vivem à margem da sociedade
No limite da cidade
E o máximo de dignidade que um dia vão sentir
É no lixo de um rico
É na sobra de um burguês
Mas todo anônimo tem uma história...
Se eles mexeram comigo e mexeram no meu lixo
Ainda vão mexer também com vocês.




Cena do documentário de Vik Muniz "Lixo Extraordinário"
EU RECOMENDO!

Um comentário:

  1. Jéssica Fabri16 outubro, 2011

    Esse documentário foi uma das experiências mais incrivéis que já vi...
    E o que vc escreve me faz acreditar mais ainda que nunca parei pra pensar no fim do lixo ...
    Agradeço ter indicado e compartilhado essa sensação comigo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...