quarta-feira, 15 de junho de 2011

Escravos do Corpo

Rostos e corpos bem feitos e bem esculpidos, atraem os olhos seduzem a mente.
O culto ao corpo teve seu auge na Grécia antiga, e cá estamos nós novamente a exaltar os atributos da anatomia humana, em favor do sucesso, da realização pessoal e da felicidade. Em detrimento, valores que realmente fazem a diferença no caráter e na construção do indivíduo têm ficado para segundo plano.
Atualmente a beleza tem tomado espaço na vida das pessoas, somos constantemente induzidos a perder peso, ganhar músculos, a atingir um padrão físico que não é definido por nós, e normalmente inalcançável para a maioria.
Ainda assim nos iludimos,  e nessa busca intensa e às vezes irresponsável, assumimos riscos muito maiores que os benefícios que esperemos: cirurgias duvidosas, regimes, dietas e remédios que prometem resultados rápidos com esforços nulos, atitudes que normalmente trazem mais prejuízos do que resultados.
Entretanto, é difícil tentar assumir uma postura consciente e racional quando na  verdade, todos os meios e mídias nos convencem a focar unicamente à estética e a beleza, e não o bem estar e saúde, nesse contexto portanto, podemos nos considerar ao mesmo tempo vítimas e cúmplices  da situação, uma vez que somos sucumbidos ao ideal de perfeição, somos reféns, mas também somos incentivadores pois, colaboramos com esse ideal e o propagamos também.
É importante que tenhamos sim, uma postura saudável, mas sem nos deixar levar pelos exageros da vaidade, qualidade de vida vai além do diagnóstico de uma balança e auto-estima não depende apenas do espelho, e sim de seu próprio estado de espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...